quinta-feira, 28 de julho de 2016

ARAGUATINS - UMA ESTRELA TOCANTINENSE

Araguatins, uma cidade que se destaca pelos talentos, pela sua história e onde se consome felicidades, uma cidade amiga e que se renova esperança. Em plena idade contemporânea onde a violência cresce e a insegurança é total em todo o país, nós, em Araguatins desfrutamos de uma felicidade sem igual mantendo as tradições de nos reunirmos nas calçadas, passear à beira do rio Araguaia cheio de paz e tranquilidade. Uma cidade fundada em 1868 por Vicente Bernardino Gomes denominada São Vicente e posteriormente, Araguatins. Uma cidade de histórias que poderia ser transformada numa tecnologia turística de paixões e virtudes para nós e turistas do mundo inteiro. 

A diferença histórica é analisada quando Araguatins (São Vicente) pertencia ao estado de Goiás e passa a pertencer ao novo estado do Tocantins. O progresso e o desenvolvimento foram lentos, pois, a democracia política e social do novo estado não acompanhou a densidade demográfica que cresceu desordenadamente sem as respectivas infraestruturas de base urbanística, social e humana. A obsessão tomara conta pela ambição do poder sem os projetos modernos para atender ao crescimento econômico da região e a população deixou de receber os efeitos do desenvolvimento por falta de uma tecnologia administrativa atualizada para atender os segmentos básicos da sustentação social. 

As secretarias estaduais, na sua maioria, preencheram compromissos políticos, e não técnicos. 

A concentração de poderes impediu a delegação de funções satisfazendo os interesses de grupos políticos e partidários, sendo o nepotismo o alvo principal de uma administração autoritária. 

Hoje, nós temos um governador chamado Marcelo Miranda que unido com Moisés Avelino formaram a história do desenvolvimento, embora as perseguições de grupos políticos não tenham liberado o espaço administrativo que ambos os governadores deveriam executar para o bem do povo tocantinense. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário